Seja Bem-Vindo

Melhor Visualização no Firefox ou Chrome

Google

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Urna Eletrônica e seu Sistema Operacional


Você sabia que a Urna Eletrônica que nós brasileiros e alguns países da América e Europa utilizam rodam um sistema operacional por trás daquela caixinha?

A idéia de se utilizar um sistema informatizado nas eleições é antigo e vem desde 1980. Afim de tornar mais fácil e prático o ato de votar e apurar o processo eleitoral, a justiça Eleitoral começou a realizar testes. As primeiras urnas foram desenvolvidas em 1995 e utilizadas inicialmente nas eleições municipais de 1996.

Por trás daquela box, rodava o sistema operacional VirtuOs. A partir de 2002, cerca de 150.000 urnas adotaram o Windows CE. Isso mesmo, até as urnas que utilizamos rodam Windows.

Mas isso foi até a última eleição, porque o Governo autorizou a substituição do VirtuOs e do Windows CE das 430.000 urnas existentes pelo software livre Linux de propriedade da própria Justiça Eleitoral, ou seja, a equipe técnica do Governo desenvolveu um sistema adaptado para as urnas baseado em código aberto.

Então, quem nunca mexeu com o Linux, involuntariamente terá que usar esse sistema livre das falhas do Windows.

0 comentários:

Link Univasf

Univasf

Nosso Banner

Tecnowebit

Parceiros

Matcomputacao
Som que Agita
 

TECNOLOGIA NA WEB | D1® | Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com